+55 11 97541-2841 / +55 11 98434-2244
contato@hippobusiness.com.br

Para que servem os certificados de proficiência em uma língua estrangeira?

Você provavelmente já ouviu falar dos certificados de proficiência em uma língua estrangeira como inglês, francês ou espanhol. São certificados que comprovam a proficiência de um indivíduo em um determinado idioma por meio de uma avaliação. Os principais certificados são TOEFL, TOEIC, IELTS, DELF ou DALF e DELE. Mas você conhece as vantagens desses certificados e como funcionam as avaliações? Se você não sabe, chegou a hora de descobrir!

  • TOEFL

O TOEFL é um certificado que avalia o conhecimento do inglês. A sigla significa Test of English as a Foreign Language (Teste de Inglês como Língua Estrangeira). A avaliação é desenvolvida e administrada pelo ETS (Educational Testing Service).

Muitas universidades estrangeiras exigem o certificado como comprovação de fluência em inglês para que um estrangeiro possa ingressar na universidade. Esse requisito é necessário tanto para graduação, quanto para os cursos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Quem quer cursar uma faculdade fora do país ou seguir carreira acadêmica, precisa do certificado.

Segundo o site da Educational Testing Service, o certificado é aceito em 100% das universidades da Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Também é aceito em 80% das faculdades canadenses e em 90% das faculdades americanas. Faculdades de outros países europeus, como Alemanha e França também exigem o certificado.

Na Austrália e na Nova Zelândia o certificado também pode facilitar a aquisição do visto, seja temporário, de estudante, ou profissional. É possível utilizá-lo tanto para adquirir um visto de turismo, como para um visto de imigração de mão de obra especializada.

Mas é preciso estar alerta para a pontuação na avaliação. Existe uma pontuação mínima para que estes certificados sejam aceitos, e a validade é de dois anos. Por isso, é preciso estar preparado no dia da prova e ficar atento a todos estes detalhes.

  • TOEIC

O TOEIC também é um certificado de proficiência em inglês, elaborado pela ETS, assim como o TOEFL. Entretanto, seu objetivo é avaliar a comunicação no ambiente profissional, levando em consideração a fluência do idioma para as empresas.

Atualmente o inglês é indispensável para a comunicação global e fundamental para o cotidiano de empresas multinacionais. Desta forma, um currículo que tenha uma boa classificação no TOEIC é uma vantagem para o candidato no momento de contratação em uma empresa ou ao buscar uma promoção.

Existem três modalidades de avaliação: o TOEIC Bridge, que avalia níveis iniciante e intermediário, o TOEIC Listening & Reading, que testa as capacidades de compreensão da língua inglesa, e o TOEIC Speaking and Writing, que avalia as capacidades de escrita e leitura.

Mas não apenas profissionais podem fazer o teste como uma forma de garantir o domínio do idioma e buscar uma melhor oportunidade de trabalho. Muitas empresas também decidem aplicar o teste para seus funcionários a fim de avaliar a proficiência de sua equipe.

  • IELTS

IELTS é a sigla para International English Language Testing System (Sistema Internacional de Avaliação da Língua Inglesa). Ele é um certificado para pessoas que buscam estudar, morar ou trabalhar em países de língua inglesa, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, disponível em duas versões, a acadêmica e a geral.

O teste é válido por dois anos, de modo que é preciso passar por nova avaliação depois desse período, e é um requisito para entrar no programa acadêmico de muitas universidades.

O teste é dividido em quatro habilidades: Listening (compreensão auditiva), Reading (leitura), Writing (escrita) e Speaking (pronúncia), e é integrado, ou seja, para responder perguntas de Speaking e Writing, por exemplo, pode ser fundamental o conteúdo previamente apresentado durante o teste de Reading e Listening.

  • DELF e DALF

DELF significa Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos na Língua Francesa, enquanto DALF seria Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa). São certificações concedidas pelo Ministério de Educação Nacional Francês para atestar a proficiência da língua francesa.

Os níveis previstos pelo DELF e DALF vão de A1 (iniciante) a C2 (domínio completo), sendo que de A1 a B2, ou seja, do nível básico ao intermediário é concedido o DELF, enquanto do nível avançado (C1 e C2), é concedido o DALF.

Deste modo, são seis diplomas independentes, que correspondem ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Cada diploma avalia compreensão e expressão oral e escrita, ou seja, leitura, escrita, compreensão auditiva e pronúncia.

Os certificados podem ser usados para o ingresso em qualquer universidade francesa, tanto para cursos de graduação quanto pós-graduação, e sem prazo de validade. Para ser aprovado é necessário apresentar ao menos 50 pontos de um total de 100 pontos, ou seja,  em cada uma das quatro competências avaliadas é necessário somar ao menos 5 pontos. Além disso, podem ser realizados mais de uma vez.

  • DELE

O DELE é a sigla para Diplomas de Español como Lengua Extranjera (Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira) e é um certificado emitido pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha, para determinar o domínio do idioma espanhol.

Assim como o DELF e o DALF, a avaliação segue o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, com certificação dos níveis A1 (iniciante) a C2 (nativo), e não há prazo de validade para o uso do certificado.

O diploma pode ser usado para ingressar em universidades espanholas ou da América Latina, e apesar de nem sempre ser obrigatório, pode ajudar na conquista de bolsas de estudo no exterior. Também é um certificado indispensável para quem deseja solicitar a cidadania espanhola, uma vez que é fundamental que o requerente apresente ao menos o nível A2.

Agora você conhece melhor os diferentes tipos de certificados, como eles funcionam e de que maneiras eles podem ser utilizados. Se você tem intenção de fazer uma das avaliações listadas acima, considere preparar-se com antecedência. Considerando que os certificados têm grande impacto no estabelecimento de uma carreira acadêmica ou profissional fora do país, garantir uma boa pontuação faz toda a diferença.

A Hippo Business oferece cursos preparatórios elaborados especialmente para quem deseja adquirir uma certificação, seja em inglês, francês ou espanhol.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Polina Podolski

List

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *