+55 11 97541-2841 / +55 11 98434-2244
contato@hippobusiness.com.br

É hora de acabar com o capitalismo predatório

A discussão sobre um capitalismo de stakeholders é prova animadora de que a comunidade empresarial reconhece que o capitalismo saiu dos trilhos. A crítica óbvia é que, embora os CEOs sejam bons em buscar lucros, não são os mais indicados para ponderar e equilibrar as necessidades do meio ambiente e de outros stakeholders, como já foi dito no The New York Times. Até agora, as ações necessárias para promover um capitalismo de stakeholders foram nitidamente controversas.

Não é necessário que os CEOs sejam responsáveis pelo planejamento dessas ações. O que é necessário é evoluir para um capitalismo sustentável — diferente do capitalismo predatório das últimas décadas. A busca dos CEOs por lucros trimestrais e altos salários desde a década de 1980 resultou em uma versão disfuncional do capitalismo, que faz com a economia o mesmo que o desmatamento faz com as florestas: destrói as condições necessárias para o sucesso a longo prazo, focando excessivamente nos lucros de curto prazo.

Não precisamos reinventar o capitalismo. Só precisamos praticá-lo. Isso significa que as corporações que adotam mecanismos de mercado e criticam a intervenção do governo em tempos de prosperidade não podem mudar de atitude em tempos de vacas magras. Privatizar lucros e socializar riscos não é capitalismo: é roubar no jogo. É importante entender também que praticar o capitalismo não significa insistir em um tratamento especial do governo que beneficie os acionistas à custa de outros stakeholders. Significa tratar o governo como um parceiro essencial nos negócios, um parceiro que mantém a infraestrutura física e social e a estabilidade política que tornam os negócios possíveis.

O trecho acima é uma tradução da Hippo Business do texto It´s time to end slash-and-burn capitalism, escrito por Joan C. Williams e Ro Khanna para a Harvard Business Review.

Confira o texto original: https://hbr.org/2020/10/its-time-to-end-slash-and-burn-capitalism

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Polina Podolski

List

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *